quinta-feira, 31 de maio de 2007

Somos pacíficos!

Somos peritos em dizer mal do nosso país, por isso gosto de salientar sempre que sai uma boa notícia como esta: Portugal é o 9º país mais seguro do mundo!
Uma equipa do The Economist desenvolveu o "Global Peace Index", um ranking de 121 países que tem em conta indicadores como o nível de criminalidade, posse de armas, despesa pública com a Defesa e respeito pelos direitos humanos. E Portugal teve um brilhante resultado, a provar que continuamos a ser um povo de brandos costumes, por muito que as manchetes d'O Crime nos tentem convencer do contrário. Aqui entre nós, tirando a Irlanda os nossos companheiros do "top ten" são países chatos, com baixa densidade populacional e elevada taxa de suicídio!
Muito abaixo na lista vem o Reino Unido. Agora tenho um bom argumento de cada vez que me perguntarem se Portugal é um país seguro para ir de férias. E outro argumento para voltar depressa para a paz e sossego da Pátria.
Também posso dizer que já estive no terceiro e sexto países mais perigosos do ranking, e que em nenhum deles me senti minimamente em risco!
Podem consultar a lista completa aqui, mas deixo-vos um resumo:


1. Noruega
2. Nova Zelândia
3. Dinamarca
4. Irlanda
5. Japão
6. Finlândia
7. Suécia
8. Canadá
9. Portugal
16. Chile
21. Espanha
49. Reino Unido
83. Brasil
96. Estados Unidos da América
116. Colômbia
119. Israel
121. Iraque

4 comentários:

Cromossoma X disse...

"países chatos"?? desde quando?
O que eu não dava para passar um ano num lab na Nova Zelândia, na Suécia ou no Japão.

E hás-de ter a Mafalda á perna á conta deste comentáriozinho!

DM em Caracas disse...

Diz que a Nova Zelândia até é um país bem divertido... Eu nunca fui até aos antípodas, mas acreditei nisso.

Maffa disse...

eu à perna do Tiago?!?!
Naoooo - Bota Chato nisso!! :)
Mas lá que a segurança é uma coisa boa lá isso é!!

Anónimo disse...

Em contrapartida somos uns dos países mais corruptos do Mundo ( 25º lugar ), Portugal, não obrigado!