segunda-feira, 12 de março de 2007

O meu primeiro artigo

O curso de jornalismo já está a chegar ao fim. Não tenho contado muito porque não tem havido muito a contar. As aulas têm sido muito práticas: a professora fala sobre o tema (ex: estrutura, coluna de opinião, entrevista, crítica) e depois pede-nos para escrever um pequeno artigo e comenta. Na última semana, por exemplo, tínhamos de passar uma notícia de um roubo de um jornal de qualidade para a linguagem de um jornal sensacionalista - talvez devesse ser ao contrário, mas assim foi mais divertido! Já nos falou também de problemas legais (como evitar processos por difamação) e hoje vai-nos dar umas dicas sobre como vender um artigo a um jornal (porque o curso é para futuros freelancers).
Na semana passada tive de entregar um artigo para avaliação. Acabei por fazer sobre o meu coro, pela facilidade em conseguir as necessárias entrevistas em 2 semanas. Preferia ter feito sobre um tema mais surpreendente, mas acabei por jogar pelo seguro.
Acho que lhe posso chamar o meu primeiro artigo. Escrevi umas coisas no jornal da escola preparatória (O Fixe!), de que era o director - ainda guardo com orgulho o crachá que o comprova. Mais tarde escrevi, a pedido, um artigo sobre o MSV para o Jur.nal, o jornal da minha faculdade, que era excelente e não sei como conseguir ser tão preguiçoso para em 5 anos não colaborar mais vezes.
Mas nunca é tarde para começar e espero que este seja o primeiro de muitos. Seria uma óptima actividade para ter paralelamente à profissão. Para já, fica este singelo artigo para ser escalpelizado pela editora do The Times e pelos ainda mais ilustres leitores do blog.

3 comentários:

Maffa disse...

Ena Ena!! Parabéns Tê!!

JoanaM disse...

Tu tens uns crachá d'O Fixe!???
Eu era a secretária e não tenho nada! A minha receita de salame actual é a que publicámos no jornal. E fizémos uma entrevista ao Francisco Nicholson e uma das perguntas era se gostava de desenhos animados. E havia o senhor das fotocópias na escola da trafaria... Velhos tempos!

Mafi disse...

Eu já não me lembro o que era mas também ainda tenho o crachat!!! eheh... :)