quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Tão lindo o nosso País!

Não é novidade, mas nunca é de mais lembrar: Portugal é lindo!
É um facto que constato de cada vez que lá vou, desde o primeiro ao último minuto. E como se o azul do céu, o clima e a proximidade do mar não bastassem, há um sem-fim de pequenas coisas que dão ainda mais valor ao nosso País. Aqui ficam alguns exemplos.
Por causa do nevoeiro em Londres, só cheguei a Lisboa às 2h30 da manhã. Como já tinha planeado um serão com amigos, nem tão grande atraso nos demoveu! Apetecia-nos petiscar e conversar, e encontrámos um restaurante que está aberto até às 5h (coisa impensável em Londres) - fica a publicidade: Os Bons Amigos, na Rua Dr. Gama Barros.Uma das paragens quase obrigatórias nas visitas a Lisboa, para além do Chiado, são os pastéis de Belém. Junto ao rio e aos monumentos, aquela casa sempre cheia, com os bolos sempre acabadinhos de fazer... não é só para os turistas!
Com o Eduardo de visita, queria mostrar-lhe uma parte de Portugal que lhe faltava conhecer: as Beiras. E em pouco mais de 24 horas percorremos Coimbra, Aveiro e a Serra da Estrela. Aqui fica um cheirinho das casas típicas da Costa Nova e da aldeia de Linhares, vista do castelo.Mais do que o cheiro ou a vista, ficaram na memória os sabores de todos estes lugares - e também mais 3 quilinhos na balança... Foram ovos moles de Aveiro, sandes de queijo da Serra com vinho da casa, açorda de gambas, cozido à portuguesa, arroz de tamboril, secretos de porco preto, a juntar aos doces que lá em casa acompanham toda a época festiva - uma alegria!

Outra coisa que gosto verdadeiramente, eu que sempre morei do outro lado do rio, é de atravessar a ponte de manhã com aquela vista magnífica para Lisboa! E melhor ainda é regressar com o reflexo do luar no Tejo...

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou leitora assidua do teu blog. Vivi em Londres 7 anos e regressei em Maio 2006 no mesmo estado em que tu estas - "Homesick" sentia a falta dessas mesmas coisas, principalmente do ceu azul (nao muito pois eu sou do Porto).Agora sinto a falta de Londres, dos hospitais, das escolas(tenho 3 miudos), da qualidade e oferta de formacao nas diversas areas. Mas...nao se pode ter tudo. E' uma questao de prioridades. Quanto mais tempo passas ai menos pertences a qualquer um dos lados...

Desculpa a falta de acentuacao, mas o teclado e' ingles.
Ara