quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Pelo Não - 2. Maria vai com as outras?

Não gosto de ouvir o argumento de que, se quase toda a Europa tem o aborto livre, nós também temos de ir atrás. Mas claro que devemos olhar à nossa volta para ver o que acontece e aprender com isso.
Aqui em Inglaterra, por exemplo, o aborto a pedido é legal até às 24 semanas. Como já vários bebés prematuros nascidos às 21 ou 22 semanas de gravidez conseguiram sobreviver, discute-se por cá em diminuir o prazo. Quantos dos apoiantes do 'sim' acham que permitir o aborto de um feto saudável aos 6 meses, quando mede 30 centímetros já pesa e é viável fora da barriga, é paradigma de modernidade?
Eu sei que o referendo é sobre abortos até às 10 semanas, mas isto serve para dizer que não temos de seguir os outros países em tudo, só por serem economicamente mais desenvolvidos.
É impossível prever com segurança se o número de abortos vai subir ou baixar caso seja legalizado, mas é forçoso reconhecer que na esmagadora maioria dos países esse número cresceu. Em Inglaterra, onde o aborto é permitido desde 1967, o número de abortos legais subiu de 54.819 em 1969 para 194.353 em 2005 - quase 4 vezes mais! Podem consultar as estatísticas oficiais aqui (ver Table 1).
E ao contrário do que já ouvi dizer, este número elevado não se deve às estrangeiras que vêm cá abortar. Esses casos, que nos anos 70 chegaram a ser mais de 50 mil por ano, representam hoje apenas 4% do total de abortos.
Outro engano é dizer que o aborto feito com apoio médico (como parece já acontecer em 60% dos casos em Portugal) é sempre seguro. Será certamente mais seguro do que se feito por não profissionais, nisso estamos de acordo. Mas ainda assim, novamente em Inglaterra, em 2005 319 mulheres tiveram complicações (hemorragias, perfuração do útero ou septicemia) depois de fazer um aborto num estabelecimento legalmente autorizado, o que representa 2% do total de abortos feitos (ver Table 8) - não me parece assim tão pouco! Por isso achamos que esta não é a melhor opção a dar às mulheres, não só por estarem a eliminar um filho que já existe mas também porque isso vai afectar a sua saúde.
Há dias um colega de trabalho, que tinha acompanhado uma amiga a uma clínica para fazer um aborto, comentou comigo que a sala de espera, de tão cheia, lhe deu fez lembrar uma "fábrica" (e ele é a favor do aborto livre). Voto não porque quero para Portugal alternativas melhores a este cenário, e estou disposto a trabalhar por elas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom post!
Concordo com a última parte do que diz o porco, que a informação deve ser mais abrangente e, como é óbvio com a primeira parte, de que se se aumentam as possibilidades legais de aborto, obviamente aumenta a sua prática legal.
No entanto, acho que resulta claro pelo post do Tiago, que desde que o aborto foi legalizado em Inglaterra, o aborto legal aumentou exponencialmente.
Pois se o número de abortos desce com a informação, que se informe mais, mas para tal não é preciso legalizar.
Gorjão