terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Aprendiz de jornalista

É sempre bom voltar a ser estudante. Sobretudo quando é para dar corpo a um sonho de menino! (ficaria aqui bem um excerto dessa poesia feita canção do grande Tony Carreira)
A minha rotina das segundas-feiras passou a incluir, depois do trabalho, uma visita à City University para aprender a escrever artigos de jornal. O curso, constituído por 10 aulas de 2 horas, chama-se "Writing Freelance Articles" e ontem tive a terceira aula.
Não se trata de aprender a dar notícias, mas sim de escrever artigos de fundo, histórias um pouco mais aprofundadas, como por exemplo as que aparecem na Revista Única do Expresso. Mais para o fim do curso vamos receber umas dicas de como "vender" os nossos artigos aos jornais, mas por enquanto estamos só a tratar da estrutura - princípio, meio e fim. O essencial é prender a atenção do leitor desde o início, introduzir várias perspectivas sobre o tema, dar voz aos intervenientes em discurso directo e manter a linguagem o mais simples possível. Boa parte da fórmula é usar o senso comum e correcção na escrita, mas há várias dicas práticas que ajudam.
A professora é uma editora do jornal The Times, e dá-nos sempre exercícios práticos para aplicarmos as novas técnicas. Por enquanto são só exercícios de imaginação a partir de uma imagem ou conceito, mas mais tarde teremos de escrever artigos a sério. Para estimular a discussão, comparamos o que escrevemos com o colega do lado (somos 10 alunos), por isso cada semana sento-me ao lado de uma pessoa diferente para conhecer mais gente. E para aprendermos com os bons exemplos, todas as semanas somos convidados a levar bons artigos que tenhamos encontrado na imprensa.
Não me imagino a trabalhar numa redacção de um jornal, a seguir as notícias do momento - sou cusco mas falta-me lata! Ficaria, no entanto, bem contente se conseguisse escrever um artigo de vez em quando, sobre assuntos de sociedade, para publicar nalgum jornal ou revista. Esse será talvez o próximo passo...

1 comentário:

Marlon disse...

O meu nome é Marlon, estive a ver o teu post e gostei.

Neste momento trabalho numa Agência de Estudantes que apoia os estudantes de todo o mundo com o ingresso em Universidades no Reino Unido.
Os nossos conselheiros são as pessoas mais indicadas para informar sobre as melhores Universidades, os Cursos e também como financiar os estudos.
Qualquer dúvida podem consultar o Website ou mandar mail e-mail.
www.okestudante.pt
info@okestudante.pt