terça-feira, 24 de outubro de 2006

Incentivos

Ontem fui tomar um copo com uma rapariga portuguesa que conheci há pouco. Está a fazer um curso "acelerado" de Enfermagem, que é aberto a qualquer pessoa com um curso superior, seja ele Biologia ou Direito. São só 2 anos de aulas e estágios em hospitais, e a pessoa fica pronta a exercer. De qualquer forma, a maioria dos cursos superiores aqui só dura 3 anos. E uma das razões que me fez vir para cá estudar foi a possibilidade de fazer um Master em apenas 1 ano.
Mas não era sobre a duração dos cursos que queria falar. Em geral, as propinas cá são caras: cerca de €4500 por ano para um curso superior. Ora, como ultimamente tem havido pouca gente a entrar para Enfermagem e é preciso que haja mais, eles decidiram que neste curso não se paga propina. Melhor ainda, os ingleses ou estrangeiros que cá vivam há mais de 3 anos recebem uma bolsa durante o curso.
Claro que o importante, sobretudo nestas profissões que lidam mais directamente com pessoas, é captar as pessoas com mais vocação, mas há que reconhecer que estes incentivos são uma maneira prática de tentar equilibrar a procura e oferta no mercado de trabalho.

1 comentário:

DM em Caracas disse...

Olha lá... Pergunta a essa tal menina se não vai fazer outro blog agora que está em Londres...
Isto do Mary in Berlin quando se está in London não dá com nada!