quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Aliviado

Não tinha contado antes para não dar mau agoiro, mas na semana passada tinha feito uma audição no coro e estive até hoje para saber o veredicto. Era um teste para ver se eu tinha competência suficiente para ficar, por isso deixou-me um bocado nervoso, sobretudo porque estava mesmo a gostar dos ensaios. Iam ser só 5 minutos, nos quais eu ia cantar uma peça que tinha ensaiado antes e depois ler uma pauta à primeira vista. Tudo coisas que eu me habituei a fazer durante anos, mas que já não fazia desde os meus 18.
Comecei por pedir umas pautas ao Rui, que também está num coro, e ensaiei durante uns dias. Primeira dificuldade: a voz de tenor (a mais aguda dos homens), onde até aqui eu me tinha incluído, tinha notas onde eu não conseguia chegar, e achei que me ia espalhar ao comprido quando tivesse de cantar sozinho. Por isso, quando lá cheguei disse ao maestro que eu provavelmente não era tenor. Ele lá me festa cantar umas escalas e disse que eu era barítono (voz do meio), mas como não havia essa voz no coro eu poderia cantar com os baixos (os mais graves). Mas por aqui tudo bem.
Enquanto fazia os tais exercícios, ele foi comentando que eu tinha voz mas que não tinha técnica nenhuma, e aí comecei-me a preocupar. Depois põs-me uma pauta à frente e disse para eu cantar, enquanto ele acompanhava ao piano, e eu rapidamente me perdi nas mudanças de linha. Ele disse para eu continuar, que a arte daquilo era uma pessoa nunca parar, e depois de uns dolorosos de muito patinanço ele disse "já ouvi pior". E rematou: "mas fica para o ensaio".
E eu fiquei, mas convencido que ia ser o último e que não estava à altura de tão virtuosos cantores. Fiquei, no entanto, à espera do email que ele prometeu mandar com o veredicto.
Hoje era o dia de ensaio, por isso resolvi perguntar se tinha sido aprovado ou não. E acabei de saber que... fui!!! Já posso ser um membro de pleno direito! E depois de ter mudado de naipe (é assim que se chamam as diferentes vozes) ainda fiquei a gostar mais!
O primeiro concerto, o tal da música pop, é já dia 24 de Novembro. Querem vir?

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabens!!!
Deixa lá a técnica... Isto o que é preciso é jeito natural!! lol
abç saude e sorte

João Ascensão disse...

Eu vou T!!
Um abraço

Mafi disse...

Ena! eu não te disse que ele tinha feito ar de mau mas que te deixava ficar? Afinal o facto de dizer que já tinha ouvido pior não quer dize que esses piores não estivesem no coro, não é? beijinhos!!!
PS: fiquei contente!