quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Tudo na mesma ou tudo diferente?

Muitas das vezes que fui de férias a Portugal nestes 2 anos voltei com a sensação de por lá estar "tudo na mesma". É, aliás, a resposta mais habitual quando pergunto a alguém se há novidades. Mas desta vez tive uma percepção diferente. Não que tenha havido um surto anormal de mudanças nos últimos meses, acho que fui eu a dar outra atenção às coisas.
O crescimento dos sobrinhos (é estranho já não poder dizer as sobrinhas) é o sinal mais evidente dessas mudanças, está bem à vista. Dos amigos, já quase ninguém estuda, e alguns conseguiram entretanto bons empregos. Uns já vivem por sua conta, outros preparam-se para o fazer. Entre os "emparelhados", fala-se cada vez mais em casar e ter filhos. Um grande amigo vai entrar para jesuíta.
Tudo isto fez-me pensar nos meus projectos. Às vezes preciso de um empurrão de fora para me questionar: até quando devo ficar por cá, o que quero fazer a seguir... Sinto-me enriquecido pela experiência no estrangeiro, e falo agora da vida profissional, mas não me sinto ainda "encarreirado". Terei tempo para experimentar várias coisas.
Mas ainda me falta cerca de 1 ano por estas bandas, e tenho muita vontade de segurar esse presente com garra! Para evitar que a vida só avance na pátria e que por aqui fique tudo na mesma.

Sem comentários: