terça-feira, 18 de julho de 2006

Medellin 1

Medellin foi o nosso primeiro destino na Colômbia. É a capital da região de de Antioquia e fica a meia hora de avião da capital, Bogotá. É uma cidade com mais de 2 milhões de habitantes, situada entre montanhas. Infelizmente tornou-se conhecida aos olhos do mundo como a sede do cartel liderado por Pablo Escobar, mas desde a sua morte em 1993 tornou-se um lugar bem mais calmo.
Em Medellin nasceram o cantor Juanes (o da Camisa Negra) e o pintor Botero. E dos nossos amigos, a Natalia é de lá e o Juan está lá a trabalhar há 1 ano. Foi no apartamento dele que ficámos as primeiras 3 noites.Pelas ruas da cidade circulam autocarros muito coloridos, que competem entre si para ver quem dá mais nas vistas, como se ter autocolantes com frases ou elerons (?) no tejadilho fosse a chave para atrair para mais clientes.
No centro da cidade está a Plaza Botero, com muitas esculturas dele, e o Museo de Antioquia, que visitámos na sexta-feira, enquanto os nossos amigos trabalhavam. Na zona dos principais serviços, há uma praça muito simpática com árvores e uns laguitos onde nos pudemos refrescar, porque na cidade faz calor (mas agradável) todo o ano.

É a única cidade da Colômbia com metro, e no sábado tomámos esse transporte até à zona mais pobre da cidade. Aí, nuns bairros que vão trepando por um monte, construíram há poucos anos o Metrocable, um teleférico que facilita muito a vida aos que moram mais acima.
Nós também subimos, claro, e que alto que aquilo foi - ai as vertigens! -, sempre rente às casas. Mas compensou ficar com as mãos suadas, porque a vista lá de cima era linda!

2 comentários:

João Ascensão disse...

T... a viagem deve ter sido espectacular! Fico contente por isso...
Infelizmente não consigo ver as fotos, esta história de aceder aos blogs pelo tradutor do google tem destes inconvenientes! A configuração das páginas vem muitas vezes errada! (Ah... tenho que ir ao tradutor porque os blogspot's aqui são proíbidos)

um grande abraço e bom regresso ao trabalho!!

Anónimo disse...

Ena T! Traz lá um poster com um quadro do Botero ao teu amigo Zé!
Boa viagem cigano!!
Não te divirtas muito que isso faz-te mal à máquina!! lol
Abç ZM