quinta-feira, 27 de abril de 2006

Dongtan

Há um ano que o Eduardo trabalha na Arup, uma empresa inglesa de arquitectura e engenharia. Ele está no departamento de Desenho Urbano, ou seja, em vez de desenharem os edifícios fazem o plano de como vai ser a estrutura de uma cidade ou a regeneração de uma zona.Pouco depois de começar na empresa, foi posto no projecto de Dongtan, uma nova cidade que vai ser construída numa ilha junto a Shangai, e que se diz ser a primeira "eco-cidade" do mundo.
Prevê-se que nos próximos anos a China assista a um êxodo de 300 milhões de pessoas do campo para as cidades, por isso é preciso encontrar um espaço para pôr toda esta gente. Por outro lado, nesta fase de crescimento económico e de afirmação como grande potência, a China quer dar sinais de que vai começar a preocupar-se com o ambiente. Foi neste contexto que surgiu o entendimento entre os investidores chineses e a Arup. Só para verem a importância do projecto, o contrato entre eles foi assinado no número 10 da Downing Street, na presença do Tony Blair e do Presidente chinês.
Trata-se de criar uma cidade para 500 mil pessoas numa ilha quase do tamanho de Manhattan, onde actualmente só existem campos de agricultura. Pode parecer uma violência, mas se pensarmos que o crescimento urbano iria acontecer de qualquer maneira, o importante passa a ser fazê-lo da melhor maneira. E a proposta que eles estão a apresentar inclui a utilização exclusiva de energias renováveis (sobretudo solar, eólica e biomassa), um sistema de transportes não poluentes, as ruas desenhadas de maneira a que seja mais rápido chegar a qualquer lado a pé ou de bicicleta do que de carro, a proibição de circularem veículos que emitam dióxido de carbono e a construção de jardins no topo dos edifícios. Por isso lhe chamam "eco-cidade". Este projecto está-se a tornar cada vez mais famoso e até já tem direito a entrada na Wikipedia. Já alguns jornais escreverem sobre o assunto, sendo que os artigos mais completos são o do Le Monde ou o do Guardian.
Como o Eduardo vai falar sobre o projecto a uma conferência para jovens aspirantes a engenheiros, esta semana teve de dar algumas entrevistas para os jornais. O rapaz ainda vai ser famoso! Mas aqui em casa, apenas comenta que precisa de férias...
A grande questão vai ser se esta experiência vai resultar ou não. Que consigam realmente aproveitar todas as energias não poluentes, acredito que sim, visto tratar-se "apenas" de tecnologia e regulamentação. Mas se conseguirem criar uma cidade diversificada, que seja capaz de alojar todas as classes sociais e seja um lugar agradável e funcional (ao contrário de Brasília, por exemplo), isso já me parece um feito bem mais difícil, mas possível!

4 comentários:

Maffa disse...

Bem, espectacular!! (eu a tentar falar contigo... apesar dos imprevistos) :-)

Mafi disse...

Edu em grande... ;)

BraulioEduardoMorera disse...

é verdadeiro!!! eu precisso de ferias!!!!

DM em Caracas disse...

Ora aí está: no urbanismo como em tudo, a China a marcar pontos na sua modernização!