quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Procissão

Já passaram alguns dias, mas queria mesmo escrever sobre isto. Foi impressionante participar na procissão do passado sábado, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima a percorrer as principais ruas de Lisboa, e a terminar com a consagração da cidade à Virgem. Segundo o DN, estiveram presentes 500 mil pessoas. Desta vez não encontrei só "os do costume", os papa-beatices como eu. Havia pessoas de todas as idades e classes sociais, e muitos vindos de fora de Lisboa. Foi bonito.

Depois da procissão, a imagem ficou toda a noite na igreja de S. Domingos, no Rossio. O ambiente naquela igreja é sempre espantoso. As marcas do incêndio que teve, a contrastar com a imponência do espaço, dão-lhe uma atmosfera especial. Mas fiquei surpreendido quando fui lá às 3 da manhã (a hora que tocou ao MSV animar) e a igreja estava cheia, num silêncio de recolhimento, apenas interrompido pelos cânticos suaves dos muitos jovens presentes.

É uma responsabilidade de cada um cuidar da sua vida espiritual e da sua relação com Deus, mas ajuda muito sentirmo-nos parte de uma comunidade maior que é a Igreja. Dentro da qual se formam muitas comunidades mais pequenas. No meu caso, a paróquia da Costa da Caparica, o MSV e a capelania universitária de Londres.
Foi uma alegria ver a cidade onde nasci rendida Àquela que deu à luz Jesus. E mesmo já sem as velas, a iluminação da Avenida da Liberdade lembra-nos que vamos celebrar mais uma vez esse acontecimento!

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem me dera tb la ter estado.