terça-feira, 2 de agosto de 2005

Aquarela

Há 2 anos precisamente, estava eu a chegar à cidade de Montes Claros, no estado de Minas Gerais. Aí passei 2 meses, a dar "reforço escolar" às crianças, visitar as famílias e os doentes, e participar nas celebrações das comunidades. Uma experiência única, que partilhei com a Catarina, a Mafalda, o Palma e o Zé Maria.
Recordo ainda muitas das caras e dos nomes daqueles que lá conheci, gente pobre mas com um grande coração. Lembro especialmente a frase da D. Maria Assunção: o pouco, com Deus, é muito; o muito, sem Deus, é nada.
Este ano estão lá 3 amigos MSVistas: o Jorge, que está a desenvolver uma biblioteca/ludoteca no bairro de Santa Rafaela; a Rita e a Zezinha, que tinham a seu cargo pôr de pé o "Projecto Aquarela", uma casa para 80 crianças passarem os tempos livres, a estudar e a brincar.
O primeiro semestre foi passado a tratar dos preparativos - conseguir o espaço e os apoios necessários, escolher as crianças e o pessoal - e esta semana o projecto abriu as suas portas e começou a funcionar!
Agora as crianças dos "nossos" bairros passam a ter uma alternativa a passar o dia na rua. Não é que "soltar pipa" (papagaio de papel) não seja bom, mas quando mais apoio tiverem na sua formação, maiores serão as possibilidades de um futuro melhor!

1 comentário:

Anónimo disse...

E sabes que o projecto Aquarela foi inaugurado este fim de semana que passou e abriu oficialmente no dia 1, ou seja, há 2 disa atrás? Agora é que vamos ver como corre!!!