segunda-feira, 1 de agosto de 2005

Agosto

Nos últimos 10 anos, Agosto foi sempre um mês especial para mim.
De 1996 a 2000, as festas da aldeia da Vermelha foram o pretexto para passar uns dias de pura diversão com o meu grupo de amigos da Costa: a Joana, a Mafalda, o Pedro e o Vasco. Ao som da música pimba e com alguma cerveja à mistura, as conversas de adolescentes iam alimentando a amizade que ainda hoje nos liga.
De 2001 a 2003, passei este mês "em projecto" com o MSV. Os dois primeiros anos em Vaqueiros, na serra algarvia, e o terceiro em Montes Claros, no Brasil. Aí não só me senti útil a ajudar os outros, como também aprendi muito sobre a vida em comunidade e fiz bons amigos.
No ano passado, com outro grupo (Ana Isabel, Inês, Mafalda, Vergamota, Ascensão e Zé Maria), percorri o Reino Unido e a Irlanda, de carro, de uma ponta à outra. Fizemos 5 mil kms em 20 dias, e valeu bem a pena!

Este ano vai ser diferente. Vou ter este mês para (acabar de) escrever a minha dissertação, o que já por si não é tarefa fácil. Tenho de escrever 10 mil palavras, faltam-me dois terços.
Mas vou ainda estar à espreita de oportunidades de trabalho e concorrer àquelas que me parecerem mais interessantes. O meu coração e as minhas ambições de trabalho continuam em Portugal, mas acho que só teria a ganhar em ficar cá mais um ano, desta vez a trabalhar e a ganhar outro tipo de experiência. Para não voltar só com a sabedoria dos livros e o nome da LSE no curriculum (o que já não seria mau). Gostava de ver como trabalham os ingleses e até que ponto as suas políticas sociais, mais activas e diversificadas que as nossas, poderiam ser transpostas para a nossa realidade.
Vamos ver se tenho sorte...

2 comentários:

Goncalo Boavida disse...

Tiago... boa sorte para a redacção e para a aposta no estrangeiro. Concordo que valha a pena.
um abraço
Goncalo

Anónimo disse...

Olá Tiago!
Tenho acompanhado a tu escrita quase diária! Continua e força. Estou a pensar ter uma experiência parecida com a tua em Londres mas noutro país. Beijinhos
Adélia