sexta-feira, 10 de junho de 2005

Viva Portugal!


No meio do estudo, tambem há que celebrar o dia da nossa Pátria!
Tinha-me lembrado de manhã, quando pensei "feriado em Portugal e eu a ir para um exame...", e por aí tinha ficado o meu patriotismo.
Mas a meio da tarde, quando estava na biblioteca, recebi um telefonema de Montes Claros: a Rita, a Zezinha e o Jorge, com o hino nacional em fundo e a bandeira hasteada no quintal, a partilharem comigo a alegria de sermos emigrantes orgulhosos das origens lusitanas. E de facto é um orgulho ser português!
Viva o fado e o bailarico, a sardinha assada e o galo de Barcelos, o vinho e o chouriço, os ovos moles! Viva o Viriato e D. Afonso Henriques, Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, Nossa Senhora de Fátima, Soares e Cavaco! Viva Camões e Bocage, Garrett e Florbela, Pessoa e Sophia! Viva o Figo e o Mourinho, e já agora o Scolari, o Eusébio e a Amália, a Mariza e o Durão, e todos os que continuam a pôr o nome do nosso país nas bocas do mundo.
Por isso, aqui deixo as minhas saudações a todos os compatriotas, em especial aos que estão fora do país!

6 comentários:

DM em Caracas disse...

VIVA SOARES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tinhamos uma bonita amizade, mas essa do Viva Soares... Se eu não te dirigir a palavra quando voltares das terras de Sua Magestade, espero que saibas o porquê.

croque disse...

Pois... Quem esta em "casa" nao percebe estas coisas.
Obrigado por partilhares esse orgulho pela Patria! Ate nos arrepiamos so de ouvir uns acordes do Hino.
Mas hoje nao tive tempo para postar, e agora ja e tarde...
Um abraco e gostava de tomar um cafe contigo antes de ires para "casa".
Ate mais.

CRoque.

Tiago Tavares disse...

Diogo, só pus o Soares porque acho que lhe devemos em boa parte vivermos em democracia e não termos sido tomados pelos comunistas em 75. De resto, o homem não me diz muito: nunca votaria no PS e sou alérgico a maçons.
Roque, temos de combinar um dia, entre 20 e 30 de Junho! Pode ser no fim-de-semana, claro.

DM em Caracas disse...

Bem, isso é sem dúvida o que ele quer fazer passar, mas não é de todo o que aconteceu. Na altura em que o Spínola estava a tentar reunir as forças moderadas saídas da revolução, lideradas pelo própri Soares, Sá Carneiro e o nosso Professor Freitas do Amaral, o Soares puxou-lhe o tapete e não fez nada pela manifestação da maioria silenciosa, o que teve como consequência a demissão do Spínola, a ascensão ao poder do Costa Gomes e da extrema esquerda, com o PREC, a nacionalização da banca, etc.
Mais tarde, ele apercebeu-se que tinha que correr com os comunistas para chegar ao poder, não pela pátria, mas por ele mesmo, poque senão voltava para o exílio por mais uns bons anos, e agora já não seria um exílio dourado, porque ficava de certeza sem o colégio moderno no qual o Estado Novo nunca tocou.
O resto, já sabes, pela óptima descrição que nos fez o Freitas numa das 1.ªs aulas de Dto. Const. a convite da Lúcia Amaral...

Tiago Tavares disse...

Sim, todos sabemos que o Soares tem um umbigo muito grande. Quase tanto como o do Freitas!
Ok, então que se lixe o Soares! A fazer lembrar o slogan de fino recorte literário "Soares é fixe, o Freitas que se lixe". Eu tinha 6 anos mas ainda me lembro. Por acaso, eu nessa idade era muito do contra, e como o resto da família tava pelo Freitas eu dizia que era do Soares.

Maffa disse...

Obrigada Obrigada! O meu dia de Portugal foi muito mal comemorado, entao nao é q tive de faltar a uma recepcao na Embaixada Portuguesa com Pasteis de bacalhau e rissois por causa das aulas de Dinamarquês? ai ai, q o patriotismo tá fraco!