terça-feira, 28 de junho de 2005

U2


Daqui a 24 horas estarei em Cardiff para assistir ao concerto dos U2. Já que não posso estar em Alvalade a 14 de Agosto... Vou com o Eduardo, o Roberto e mais três colombianos. Já estou com aquela excitação que precede os grandes eventos!
Sempre fui um apreciador moderado dos U2: gostava das músicas conhecidas mas praticamente não conhecia as outras. Mesmo depois de assistir em Lisboa ao concerto de 1997.
Mas fiquei rendido com este último álbum, onde quase todas as músicas são muito boas. As letras merecem ser ouvidas com atenção, e se tiverem oportunidade vejam este site que explica o significado de algumas delas. Por exemplo, que a belíssima "Sometimes You Can't Make It On Your Own" foi escrita pelo Bono quando o seu pai morreu.
Também admiro a militância de Bono pelas boas causas, como a paz e o perdão da dívida aos países mais pobres. Segundo consta, as gravações do último álbum foram interrompidas algumas vezes por telefonemas do Vaticano, com João Paulo II a querer trocar impressões sobre a campanha pelo perdão da dívida.
Aliás, como a maioria dos irlandeses, Bono cresceu como católico; não se pode dizer que se tenha tornado um católico muito ortodoxo, mas é sem dúvida um crente e não deixa de o exprimir nas suas músicas. Veja-se, por exemplo, a canção Yahweh:
Take this soul / Stranded in some skin and bones
Take this soul / And make it sing
Um episódio divertido passou-se numa visita que os U2 fizeram ao Papa há 6 anos. João Paulo II fitava Bono e o artista pensou que ele estivesse incomodado com os seus extravagantes óculos escuros, e tirou-os. O Papa ficou então a olhar para os óculos na sua mão, e Bono resolveu oferecê-los, em troca do terço que o Papa lhe dera. Então, o Papa não só os pôs na cara, como ainda fez um sorriso atrevido, como se estivesse a encarnar a personagem. Lindo!

1 comentário:

Maffa disse...

Eu ouvi dizer que a música: "With or without you" Nao é dedicada a nenhuma rapariga como parece mas sim a Deus.