terça-feira, 28 de junho de 2005

Orgulho nacional II


Ok, eu sei que não sou brasileiro, mas sempre que saía à rua, na fresca primavera de Londres, de calções e T-shirt, os meus amigos gozavam: "Tu achas que estás no Brasil!!"
Mas sinto-me igualmente orgulhoso por ver florescer as Havaianas aqui em terras de Sua Majestade. E não estou a falar de qualquer "chinelo de enfiar o dedo", que esses há aos milhares, mas sim das "legítimas" Havaianas que são fabricadas no Brasil desde 1962.
Aqui em Londres, vendem-se nas melhores lojas de ténis fashion e custam 20£ (o equivalente a 10 pares no Brasil!). No mercado de Camden, encontram-se a 15£. E nos últimos dias tenho contado sempre mais de 10 exemplares em cada passeio que dou pela cidade, sendo que a biblioteca da LSE é um dos terrenos mais povoados.
As vantagens de as usar são óbvias: é tão fresco como andar descalço, e dá uma imagem mais descontraída, sobretudo agora que entraram na moda entre os betinhos e já se podem usar sem complexos.
Eu sempre achei, e mantenho, que os pés não são a parte mais estética (os meus em particular), mas já não me importo. Converti-me ao prazer das Havaianas nas duas idas ao Brasil em 2003, e com os meus amigos Palma e Ascensão fundei a "Irmandade das Havaianas". Continuo a cravar um novo par a cada amigo que vá ao Brasil.
E, escusado será dizer, neste momento em que escrevo estou a usar...

2 comentários:

Maffa disse...

Orgulho NACIONAL? sim senhor, assusmes-te como um nacional do Brasil. Casaste-te com uma Brasileira e nao disseste nada? :-)

Maffa disse...

Aqui vai uma queixa ao teu orgulho: Eu mandei um valente TRALHO de cara ao chao porque tropecei na bela da Havaiana quando fui à rua pôr o lixo! E agora quem me indemeniza? Aposto que os Ingleses vao comecar a pôr uma etiqueta: "Cuidado pode provocar quedas a utentes inexperientes"