sábado, 26 de fevereiro de 2005

Latinos

Ontem houve mais uma festa latina, desta vez na Faculdade. De novo se juntou o "grupo de Paris", e mais alguns colombianos (são uma comunidade muito unida aqui), ao som da salsa e merengue. Estive ainda à conversa com o Rodrigo, um chileno de Santiago.
Claro que neste ano estou a melhorar o meu inglês, mas sem dúvida que estou a falar muito mais em espanhol. Com o Eduardo e o Roberto só raramente falo em inglês. Todas as manhãs, quando desço para o pequeno-almoço às 9h16 (ou seja, 1 minuto depois do limite), a primeira voz que oiço é a da Beatriz, a colombiana que trabalha na cantina de Passfield: "bueno dias, Tiago, despertó tarde de nuevo... dos tostaditas y un croissant?" No fim da missa das quartas-feiras na LSE, junto-me sempre à conversa dos colombianos; e ao domingo vou à missa em espanhol da capelania latino-americana de Londres, na igreja de St. Patrick.
É muito engraçado ver como eles partilham uma cultura comum: conhecem os mesmos cantores, cresceram com os mesmos programas de televisão. E nenhum se recusa a dançar, a alegria é algo que lhes corre nas veias!
Em termos espirituais, a América Latina é hoje o maior bastião da fé católica. Quando o Artur esteve em Santiago do Chile, viu no santuário de Schöenstatt um mapa dos países para onde eles partiam em missões de evangelização, e um deles era Portugal! Além de que são povos que, embora talvez um pouco mais propensos ao sexo (será do calor?), são depois mais responsáveis em relação às suas consequências (leia-se: mais contrários ao aborto).
Bem, não se trata aqui de uma comparação entre europeus e latinos... Queria apenas dizer que me sinto muito à vontade com os novos amigos latinos que aqui fiz, e que espero poder em breve fazer uma viagem até aquelas paragens!

Sem comentários: