domingo, 24 de outubro de 2004

Um bom fim-de-semana!



1. Estes são os meus melhores amigos aqui em Londres: o Eduardo, chileno, arquitecto, a fazer um Master em City Design; e o Vitaliy, ucraniano, Master em Gestão do Risco. Não é preciso dizer quem é qual na foto, pois não? Têm ambos 26 anos e estão aqui na residência, um andar acima de mim. E é mesmo bom ter pessoas com quem posso ter mais confiança!
Este fim-de-semana foi rico em vida social: sexta fomos até a um pub aqui perto, ontem ficámos à conversa aqui no quarto e hoje no quarto do Eduardo.
O Vitaliy é uma óptima companhia, muito bem disposto e um conversador interessado, embora um bocadinho mais materialista, o que é compreensível para quem vem de uma sociedade ainda muito "fechada".
O Eduardo tem mais a ver comigo: educação, (algumas) ideias e estilo parecidos. E rapidamente chegamos a conversas mais profundas, sobre os nossos valores e experiências. Já deu para perceber que vai ser um amigo para ficar para além deste ano!

2. A certa altura, apareceu no quarto do Eduardo uma rapariga do andar dele, e juntou-se a nós na conversa. Ela nasceu na Índia, mas é filha de tibetanos. Um dos avós morreu a combater os chineses na invasão, e outro morreu quando teve de fugir do Tibete (foi vencido pela dureza do caminho). Como não tem bolsa, o pai dela está a pagar as despesas do Master com as poupanças de uma vida. "Mas ele está tão orgulhoso por eu estar a estudar na LSE!", diz ela com um sorriso vincado. Talvez com alguma falta de sensibilidade, brincamos a dizer que os nossos pais nem devem saber o que é a LSE, sabem apenas (e chega!) que estamos em Londres a fazer um Master.
Realmente, aqui juntam-se realidades muito diferentes, e é isso que torna esta experiência ainda mais rica!

3. Hoje fui jogar à bola. Desta vez fomos para um parque (Regents Park), jogar na relva; juntou-se a nós um timorense que está cá a passar férias e pediu para jogar, por isso passei metade do jogo a gritar em inglês (Pass the ball! Here! Shoot!) e metade em português (Passa! Aqui! Chuta!).
Depois tive uma aula de "passar a ferro" com o Eduardo, jantámos e fomos à missa (em espanhol!).
À noite fomos com mais 4 amigos (brasileiro, peruano e 2 indianos) ao cinema, ver os Diários de Che Guevara. Gostei mesmo do filme, e deu-me que pensar...

Sem comentários: