terça-feira, 12 de outubro de 2004

Domingo e segunda

Ainda estou a aprender a ganhar disciplina, e longe de o conseguir, o que podem constatar pelas horas a que escrevo.
O meu domingo foi muito preenchido. Depois do "brunch", que não é mais do que um pequeno-almoço em que podemos escolher 5 em vez de 3 "salgados" (entre salsicha, bacon, feijões, cogumelos, batata, tomate), fui jogar à bola para um campo aqui perto. Tinham afixado um papel pela residência a convocar quem quisesse para vir jogar, e aparecemos 13. Primeiro fizemos 3 equipas e um campeonato: 10 minutos cada jogo. A minha equipa perdeu o primeiro jogo por 3-1 e empatou o segundo (4-4), mas perdemos nos penalties e não fomos à final. Depois fizemos um jogo, 6 contra 6, e aí sim, tive alguma oportunidade para mostrar o pouco que ainda sei (se é que alguma vez fiz melhor...). Estive bem na defesa e marquei 2 golos, fiquei mesmo orgulhoso. Mas, na verdade, a média do talento dos jogadores era bem baixa, por isso...
De seguida fui para uma manifestação pro-life. Tinha visto um papel numa igreja, e apesar de não ser inglês, achei que devia participar e ouvir o que eles tinham para dizer. Aqui o aborto é totalmente livre até aos 6 meses de gravidez (é a única "operação" que o Serviço Nacional de Saúde paga, se for preciso, numa clínica privada) e a eutanásia está prestes a ser debatida no Parlamento.
Voltei a pé para casa (acho que já lhe posso chamar casa), estou-me a tornar um fervoroso adepto da caminhada.
Jantei às 5h30 e depois fui à missa à Newman House, uma residência católica a 5 minutos daqui. Éramos quase só universitários, incluindo o coro.
As noites de domingo são de cinema em Passfield Hall, e ontem o primeiro filme foi o Big Fish, que revi com todo o gosto. Como todos aqui dizem, Passfield é a melhor residência onde se pode estar!
Hoje, segunda, tirei a manhã para pôr o sono em dia. Depois fui lavar a roupa pela primeira vez! Não tem nada que saber: é só pôr a roupa e o detergente dentro da máquina, mais 1,60£ na ranhura, e eis a roupa fica limpa e seca! Depois é só dobrar com cuidado, para evitar ter de passar a ferro.
À tarde fui à faculdade tratar de uma troca de cursos. A minha escolha final vai para "Foundations of Health Policies" e "Social Security Policies", além da obrigatória "Social Policy - Goals and Issues".
Depois do jantar, fui à Newman House ouvir uma conferência sobre "Tolkien, O Senhor dos Anéis e o Catolicismo", dada por David Alton, deputado. Tolkien era católico, e naturalmente espelhou os seus valores na sua grande obra, não pretendendo, no entanto, que ela seja uma alegoria do imaginário religioso, mas que ela se possa reportar às situações da vida, de acordo com a interpretação do leitor. Lord Alton exaltou o papel de Sam, o hobbit que acompanha e protege Frodo na sua missão, espelho da humildade e fidelidade que é pedida cada cristão; nas palavras de Madre Teresa, "não somos chamados a ser pessoas de sucesso, somos chamados a ser fiéis". Quem estiver interessado pode encontrar a conferência em www.davidalton.com/tolkien.htm
Para acabar de fazer a digestão, fui dar um passeio noturno até Oxford Street, antes de me entregar aos prazeres da comunicação virtual no quarto.

Sem comentários: